top of page

Desenvolvimento Organizacional

Desenvolvimento Organizacional (DO) - Aprimore os desempenhos, eficácia e crescimento de sua organização. Avalie o estado atual da organização, alinhando estratégia, estrutura, pessoas, recompensas, métricas e processos de gestão.  Elabore estratégias e processos para engajar os colaboradores e demais stakeholders com a cultura e os objetivos da organização. Conheça as soluções de DO: 

◊ Programa de integridade - Alinhamento entre Conselhos e Diretores aos programas de Governança e Compliance - A Governança estabelece as salvaguardas das estratégias atendendo aos requisitos que alinham e apoiam o negócio, fornecendo aos líderes de negócios as informações necessárias para priorizar recursos e tomar decisões informadas pelo risco. 
Compliance é a aderência e o monitoramento dos controles a requisitos de Governança e corresponde à aplicação de medidas internas de acompanhamento das vulnerabilidades específicas, avaliação de riscos 
aos quais determinada organização está exposta em razão de sua atividade e 
implantação de um sistema por meio do qual se pretende preveni-los e/ou mitigá-los, sendo um sistema protetivo da própria organização, de seus diretores, dos colaboradores diretos e indiretos e até mesmo de acionistas (se for o caso) em relação à corrupção de agentes públicos.
O programa de integridade além de contemplar o sistema de compliance, é um instrumento mais amplo de gestão e de controle que visa prevenir, detectar, remediar e punir a ocorrência de irregularidades, fraudes, corrupção e desvios éticos que possam vir a ocorrer na organização e no relacionamento com seus stakeholders. 
Um Programa efetivo de Integridade estimula e assegura confiança, legalidade, transparência e efetividade na gestão corporativa. Na sua ausência as pessoas não tem nenhum contexto sobre o risco do negócio o que poderia levá-las a priorizar questões menos importantes ou menosprezar as capitais.

 

Proposta de valor - O projeto se propõe, dependendo de um diagnóstico preliminar, a coordenar e facilitar 5 rodadas de conversação estratégica, presenciais, com a duração de 5 horas cada encontro, respeitando a disponibilidade dos participantes, buscando o alinhamento, integração e engajamento dos pilares de Governança, Riscos, Compliance, Correição e Integridade.,
A conversação estratégica é um exercício de reflexão conjunta e vivência cooperativa de experiências. É um método que permite às pessoas pensem juntas, compartilhem informações que emergem dessa interação, sem procurar analisar ou julgá-las de imediato. Nessa interação o propósito é exercitar novos modos de ver e criar significados em conjunto.
A ideia é oferecer os conceitos e as ferramentas de suas aplicações, trabalhando competências e o raciocínio estratégico de seus principais gestores e dos demais colaboradores, de forma a gerar valor para a organização, reduzindo riscos de descontinuidade do programa. 
O sucesso do projeto é determinado pela cooperação e prontidão das partes para explorar uma resolução para satisfação mútua, assegurando os mecanismos de liderança, estratégia, controle e avaliação, voltados a boa governança, contribuindo para o alinhamento dos processos à missão, visão e valores organizacionais, assim como, sua finalidade de atendimento ao interesse de todos os stakeholders.
Cada Rodada de Conversação representa o investimento de R$ 15.000,00, “free of taxes”, sobre os valores acordados.
Não há números mínimos ou máximos para participação, embora considere-se entre 24 e 36 participantes o ideal para o aproveitamento detalhado de cada um.

 

◊ Mentoria de carreira e liderança - Mentoria é uma abordagem comprovada para impulsionar um rico aprendizado e desenvolvimento para os Mentees (mentorados). 
• O objetivo de um processo de mentoria é apoiar os profissionais com seus desafios de carreira que podem enfrentar, de acordo com suas personalidades, habilidades e experiências. 
• A mentoria envolve a troca de conhecimentos e habilidades. Identificar quais habilidades o Mentee devem ser melhoradas, sejam elas habilidades "hard" ou "soft", e ajudar a encontrar maneiras de desenvolvê-las, é o papel do Mentor. 
• O processo de Mentoria é baseado em questionamentos realizados pelo Mentor, de modo a estimular, em um primeiro momento, reflexões por parte do Mentee, que podem gerar, por consequência, insights e, posteriormente, ações. 
• As direções e conselhos do Mentor essencialmente se relacionam à metas (que objetivos foram feitas até agora?), realidade (por que não foram alcançados alguns desses objetivos ainda?), opções (o que mais pode ser feito para conseguir isso?), e caminho à frente (o que especificamente será o “mínimo passo elegante” para fazer a seguir?). 
• A mentoria envolve, também, construir uma marca pessoal (personal branding) forte porque maximiza o apelo como candidato a um novo emprego, a uma transição de carreira, buscando uma promoção ou simplesmente expandindo a rede de influência (network). 
• Marca pessoal refere-se à prática de marketing a si mesmo e sua carreira. – 
• A sexta sessão final de wrap-up segue as cinco sessões anteriores, com os objetivos e progressos até agora, com ênfase especial sobre os próximos passos à frente. Às vezes, o Mentor pode incentivar o Mentee a considerar outros profissionais para procurar aconselhamento

 

◊ Proposta de valor - O processo de mentoria é construído em torno de compromissos e raciocínio estratégico orientado para aprimorar continuamente as competências, as habilidades, desenvolvendo novas. 
• A definição de papéis, responsabilidades, objetivos e metas é fundamental para o sucesso do processo de mentoria. Os principais fatores indutores do processo são: o desenvolvimento de competências de liderança, a transição de carreira na organização ou fora dela e melhorias em aspectos específicos de trabalho (comunicação, feedback e gestão). 
• Com relação aos atributos do mentor, a empatia é considerada o elo que sustenta o relacionamento. Outros atributos podem ser citados, por exemplo, integridade, conhecimento, comprometimento e experiência.
• Por fim, com relação às mudanças comportamentais, os mentees revelam que o processo gera aprendizado individual na medida em que promove uma profunda reflexão, que promove autoconhecimento e novas ações, as quais levam ao bem-estar pessoal e profissional.
• Valor atribuído: São seis sessões "cara a cara" (face to face) entre o Mentor e o Mentee, projetadas para assegurar o tempo suficiente para que o Mentee aprenda com seu Mentor, defina suas metas, trabalhe através de desafios e aprenda novas habilidades. 
• Cada sessão tem a duração entre 2hs a 3hs. Os valores atribuídos à cada sessão são de R$ 1.500,00, sendo que todo o programa é desenvolvido em até 3 meses, com as sessões sendo agendadas conforme conveniência tanto do Mentee, quanto do Mentor.

 

◊ Agenda Positiva do IBGC - Verdadeiros líderes devem atuar segundo uma agenda positiva, não com uma agenda de curto prazo, de mitigação das crises. Não funciona!

A Governança Corporativa (GC) desempenha um papel significativo para garantir que toda empresa tenha controles internos fortes, com maior transparência e responsabilidade, o que aumenta a consistência das decisões que as figuras-chave tomam, fortalecendo a marca externa da empresa. 
Tenho a convicção de que disseminando os princípios e boas práticas de GC contribuirei para a construção de uma sociedade melhor. Meu propósito é promover as práticas de cooperação entre as organizações e seus stakeholders (partes interessadas), incentivando a competitividade de uma forma construtiva e sustentável no médio e longo prazo, com uma visão que vai além do foco de lucro no curto prazo.
Assim, venho assessorando empresas e organizações a implementar a Agenda Positiva de Governança, criada pelo IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, para os principais líderes das organizações: sócios, acionistas, conselheiros e executivos

Proposta de valor -  Os pilares da Agenda Positiva foram selecionados a partir dos princípios básicos de Governança Corporativa – Transparência, Equidade, Prestação De Contas E Responsabilidade Corporativa. 
Estes pilares são aplicáveis a líderes de todos os tipos de organização, independentemente do porte e do setor de atuação. Já as medidas podem ser adotadas com as adaptações necessárias a cada contexto específico.
Esta agenda sugere medidas a serem tomadas pelos líderes, apoiadas em seis pilares, a saber: (1) ética e integridade; (2) diversidade e inclusão; (3) ambiental e social; (4) inovação e transformação; (5) transparência e prestação de contas; e (6) conselhos do futuro. Esta é uma mensagem direta e pragmática aos líderes das organizações que atuam no Brasil, convidando-os (as) a agir diante de questões imperativas que vêm surgindo no mundo atual.


TOME A INICIATIVA. Conte com a expertise de Arão Sapiro, na elaboração e na implementação da Agenda Positiva de Governança Corporativa. Entre em contato (11)991080183 (por mensagem de WhatsApp) e vamos nos encontrar para uma conversa para conhecer detalhes dos benefícios  e resultados esperados desta atividade).

bottom of page