top of page

Moderação Estratégica

O futuro dos negócios e do trabalho é agora. A competência de sua organização de sobreviver e prosperar será determinada pela forma como você antecipa e responde a essas mudanças que afetam o mundo do trabalho hoje. Conheça as soluções de Moderação Estratégica:

◊ Planejamento estratégico e gestão de mudanças em períodos de transição - Vivemos um período que anuncia mudanças drásticas que estão por vir, mas nem os colaboradores nem os gerentes sabem o que enfrentarão no futuro, experimentando sentimentos de profunda insegurança  (juntamente medo, agressividade, demissão, perda de identidade etc.). Gerenciar a Transição tem tudo a ver com apoiar os gestores a lidar com esse tremendo desafio de liderança, para o qual eles não estão, em geral, preparados. 

Nos dias de hoje, o planejamento estratégico desempenha um papel essencial para toda e qualquer organizações. O Plano Estratégico, ou Business Plan, estabelece o mapa de alocação de recursos para os próximos 12 a 18 meses, formulando as estratégias, aproveitando as oportunidades e manejando as ameaças do ambiente competitivo, alinhando as equipes às prioridades organizacionais. 

Nessas situações trabalho com gestores, gestoras, conselhos de administração e investidores, facilitando e coordenando atividades, vislumbrando todos os aspectos da tomada de decisões e tendo a oportunidade de discutir e interagir, alinhados aos objetivos estratégicos da organização.

Proposta de valor - A dinâmica do processo de planejamento estratégico se dá através de sessões de Conversações Participativas nas quais são convidados os colaboradores mais capacitados e influentes, estimulando e desafiando os participantes, em meio a reflexões e discussões honestas e abertas sobre questões difíceis. Como resultado obtém-se 
•    Consagração da cultura de planejamento nos negócios estimulando uma atitude positiva em relação às mudanças. 
•    Desenvolvimento da consciência de uma liderança responsável e comprometida;
•    Alinhamento sobre as escolhas difíceis necessárias para impulsionar o crescimento no futuro
•    Aumento do comprometimento dos colaboradores-chave com os valores organizacionais, assegurando a retenção desses talentos na organização (know-why). 
•    Integração suave e perfeita para todas as partes interessadas para uma transição sem as crises gerenciais e organizacionais, que, de modo muito comum, caracterizam o processo

Dê o primeiro passo! Agende uma primeira avaliação do potencial de seu negócio, para máximo aproveitamento nas etapas seguintes.
Entre em contato (11)991080183 (por mensagem de WhatsApp).

 

◊ Mediação em programas de sucessão e profissionalização - Conflitos comuns e recorrentes nos processos de sucessões, profissionalizações ou associações referentes a contenciosos como contestações ligadas a violações de contratos, disputas entre sócios ou acionistas, negociações envolvendo proteção patrimonial e fusões e aquisições (M&A), reestruturação de dívidas, implementação de regras de governança corporativa ou implementação de novas tecnologias com impactos aos colaboradores devem ser manejados. Resolva conflitos rapidamente, optando pela Mediação extrajudicial.  


A falta de estratégias e práticas eficazes para lidar com o conflito nas situações elencadas resultam em grandes perdas de produtividade e de potencial. Além de provocar doses de stress muitas vezes debilitantes em termos de desempenho humano. 


A Mediação se utiliza da figura de um terceiro neutro, o Mediador, como facilitador da comunicação entre as partes. O que significa que ele não tomará partido tentando descobrir quem está errado ou quem está certo sobre qualquer questão específica. A Mediação extrajudicial tem um caráter privado e não se realiza e nem se inicia perante o Poder Judiciário. 


Antes de pensar em iniciar um processo arbitral ou judicial, as partes devem saber que podem resolver o conflito pela Mediação; se a disputa já está na fase de processo judicial em curso, a Mediação privada poderá ser utilizada para minimizar os gastos e o tempo que as partes estão tendo que se dedicar ao processo contencioso; mesmo depois de proferida uma sentença, caso as partes percebam que os conflitos não foram resolvidos de forma definitiva, a Mediação privada pode ser utilizada. 

 

Proposta de valor - O programa se propõe a oferecer os conceitos e as ferramentas de suas aplicações, trabalhando competências e o raciocínio estratégico de seus principais gestores e dos demais colaboradores, de forma a gerar valor para a organização, reduzindo riscos de descontinuidade dos negócios. 


A Mediação pressupõe autonomia da vontade. Nunca as partes serão forçadas a tomarem decisões indesejadas. A ideia é encontrar soluções criativas que gerem ganhos mútuos. - A taxa de resolução é alta (em torno de 70% das disputas mediadas), há maior satisfação com o processo e a qualidade dos resultados é geralmente mais justa e equitativa do que o que pode ser obtido através da judicialização. 


A duração da Mediação é determinada por uma variedade de fatores, incluindo a complexidade das questões, os valores e interesses em disputa, a complexidade das relações, o número de participantes, a cooperação das partes e a prontidão das partes para explorar uma resolução para satisfação mútua. 


Dependendo de um diagnóstico preliminar, será proposto um processo que varia de três sessões de três horas em três semanas, podendo ter mais sessões ou extensão do tempo, e, nos casos mais complexos, pode ser recomendado um período maior, associando-se a coleta de dados, simulações, construção de cenários, entre outras iniciativas. - Cada sessão representa o investimento de R$ 850,00, por hora de Mediação, por mediador. Nos casos mais vultuosos em valor, deve-se considerar a participação de 7%, free of taxes, sobre os valores acordados, sendo de responsabilidade mútua e equitativa pelo pagamento, as partes participante.


Dê o primeiro passo! Agende uma primeira avaliação do potencial de resolução de conflitos pela Mediação. Entre em contato (11)991080183 (por mensagem de WhatsApp).

 

 ◊ Facilitação no Pós casos de Fusão & Aquisição (Merger & Acquisition - M&A) - Nos negócios de Fusões & Aquisições o adquirente espera incorporar o valor das possíveis sinergias caso tenha êxito na integração das operações, quando um sistema mais fraco, tipicamente buscando investimento de capital, é adquirido por um sistema mais forte. 


Hoje muitos arranjos são conduzidos mais pela estratégia do que pela necessidade financeira, nos quais as organizações buscam identificar e trabalhar objetivos como melhorar o posicionamento competitivo e o branding, fortalecer suas plataformas de TI, impulsionar iniciativas de qualidade com eficiências operacionais, buscar eficiências de custo/economias de escala, desenvolver novas competências e racionalizar ativos

Porém, na maioria das vezes, o que se vê é destruição de valor! Mais da metade das fusões e aquisições têm baixa performance e fracassam.

Embora as transações ainda sejam realizadas, elas nunca liberam todo o seu potencial. Isso acontece porque o desafio da Integração Pós-Fusão (PMI - Post Merger Integration) ao reunir duas organizações, cada uma com seus próprios processos, estrutura, cultura e modelos de gestão - é profundamente complexo, sendo esse um dos principais motivos para o insucesso.

 

Proposta de valor - Vencer o desafio requer não apenas otimizar a estrutura e os papéis de uma organização, mas também dominar a complexidade, redesenhando a organização, mantendo o impulso na criação de valor,  acelerando sinergias e o engajamento dos colaboradores, muitas vezes mudando suas formas de trabalho e sua abordagem para construir e alinhar culturas organizacionais e competências de liderança para impulsionar a nova empresa

O PMI é chave para conseguir criar valor a partir de uma aquisição estratégica. O foco deve ser preservar os colaboradores-chave da adquirida, assim como construir uma nova empresa com o melhor das duas empresas. Será crítico o pronto esclarecimento dos passos seguintes a todos os funcionários da adquirida e a rápida escolha do primeiro escalão, antes que, pela ansiedade derivada da incerteza, colaboradores-chave avaliem outras alternativas de mercado. 

Existem cinco dimensões críticas de mudança a serem gerenciadas durante a integração: alinhar a equipe de liderança, construir a nova cultura, entregar as sinergias, criar uma ambição conjunta e desenvolver o novo modelo operacional

A facilitação no Pós casos de Fusão & Aquisição se dá através de sessões de Conversações Estratég5cas, num período de 18 a 30 meses nas quais são convidados a participar os colaboradores mais capacitados e influentes, estimulando e desafiando os participantes, em meio a reflexões e discussões honestas e abertas sobre questões difíceis.

Agende uma primeira avaliação do potencial de seu negócio, para máximo aproveitamento nas etapas seguintes. Entre em contato (11)991080183 (por mensagem de WhatsApp).
 

 


 

bottom of page