Jornada completa
Bio
Mais de 30 anos de ampla experiência prática, mais de 30.000 pessoas impactadas, em seu currículo há trabalhos realizados para organizações governamentais e privadas, nacionais e multinacionais, e sem fins lucrativos, com projetos em gestão da Cultura Organizacional, Planejamento Estratégico e de Marketing, Gestão de Mudanças, Resolução Não-Adversarial de Conflitos, baseada em técnicas engajamento.
Moderador organizacional reconhecido, com habilidades avançadas de comunicação e apresentação, atuando como facilitador na superação em períodos de transição e mudança (Change Management), como em contextos de sucessão e profissionalização e alinhamento organizacional (Post M&A).
Facilitador e moderador reconhecido com habilidades avançadas de comunicação e apresentação, ao promover compromissos mútuos entre gestores, acionistas, diretores e colaboradores para alcançar o alinhamento estratégico em diversas organizações. Com certeza, seu perfil é caracterizado por uma aparência confiante, confiável e autônoma.
.jpg)
.jpg)
-
HISTÓRICO PROFISSIONAL
Consultor e Assessor - Vem liderando projetos e processos de Alinhamento Estratégico para organizações públicas, privadas, multinacionais e sem fins lucrativos, incluindo clientes como Bayer CropScience, Boehringer Ingelheim, Grupo Accor, Helisul Aviação, KPMG, Nestlé, Office of the Presidency of Angola, Petrobras, Sebrae, Senac, Serpro, Vale Mining Co. entre outras.
-
Mentor - Vem conduzindo a implementação das melhores práticas em Governança Corporativa (Agenda Positiva) para o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC).
-
Facilitador e Formador - Conduziu cursos in company para para alta e média gerência no âmbito de projetos de Desenvolvimento Organizacional ao longo dos últimos 25 anos, alinhados com os conceitos de Learning Organization, sempre com base em valores humanos e metodologias interativas.
-
Professor - Ministrou nas últimas três décadas cursos de graduação e pós-graduação em Administração e Engenharia de Produção em instituições como Universidade Presbiteriana Mackenzie, FGV, Fundação Dom Cabral e ESPM. Em média, mais de 500 alunos a cada semestre já assistiram às suas aulas
-
Tradutor e Revisor Técnico - Trabalhou em mais de uma dezena de publicações em suas áreas de competência, entre os quais se destaca a obra de Philip Kotler, Administração de Marketing.
Como palestrante, tem viajado por todo o Brasil, Angola e Estados Unidos abordando temas relacionados à advocacia em prol da cultura da confiança.
HISTÓRICO ACADÊMICO
É graduado e mestre pela EAESP-FGV – Escola de Administração de Empresas de São Paulo – Fundação Getúlio Vargas, com certificados de Educação Continuada pela FEA-USP e de Ensino do Método de Estudos de Casos pela Harvard Business School. Certificado pela Disney Intitute em Management, Service and Customer Loyalty e pela Creative Education Fundation em Criative Problem Solving.
Autor de inúmeros artigos, ensaios e pesquisas, estando profundamente envolvido no desenvolvimento de novos Conteúdos Acadêmicos, Modelos de Apoio à Decisão e Práticas de Gestão Empresarial.
Autor do livro Strategic Management publicado pela Springer nos Estados Unidos e distribuídos globalmente.
Coautor do livro Planejamento Estratégico – Fundamentos e aplicações, com Idalberto Chiavenato, em sua 5º edição, publicada também em espanhol. Com previsão de lançamento em inglês para o próximo período letivo no hemisfério norte.
Tradutor e revisor técnico de mais de uma dezena de livros em suas áreas de competência, entre os quais se destaca a revisão técnica da obra de Philip Kotler, Administração de Marketing.
Atuante nas atividades da Associação dos Ex-alunos da Fundação Getúlio Vargas, uma entidade sem fins lucrativos com o objetivo de desenvolver e disseminar atividades de networking para a geração de negócios e oportunidades de emprego para os associados, parceiros e patrocinadores. Para a Associação atua como professor do curso de formação de conselheiros consultivos do ACT - Advisory Council Team, da Associação dos Ex-Alunos da FGV.


Criador (Founder Trustee) do INSEC - Instituto de Estudos para a Colaboratividade, um centro de estudos avançados, organizado na forma de uma sociedade civil de interesse público, a criar uma nova cultura capitalista, onde valores sociais são inseridos aos produtos através dos meios de produção, proporcionando à sociedade uma nova dinâmica de consumo onde a própria sociedade se beneficia de seu trabalho. Seu objetivo é promover as práticas de cooperação entre as organizações e seus stakeholders (partes interessadas), incentivando a competitividade de uma forma construtiva e sustentável no longo prazo, com uma visão que vai além do foco de lucro no curto prazo. Obs.- Colaboratividade é um novo conceito apresentado pelo respeitado biólogo Humberto Maturana, que traduz a ideia de que se cria valor ao se construir redes cooperativas.
Cofundador do capítulo brasileiro da World Café Foundation, fundação dedicada ao desenvolvimento de metodologias de conversação estratégica nas organizações (http://theworldcafe.com).
Membro da Presencing Institute Community, uma rede global de promotores de mudanças organizacionais e inovadores sociais, focada na cocriação de Comunidades de Prática a partir de tecnologias de aprendizagem social. O Presencing Institute foi criado por Otto Scharmer e Peter Senge no MIT - Massachusetts Institute of Technology (http://community.presencing.com)
Como palestrante, tem viajado por todo o Brasil, Angola e Estados Unidos abordando temas relacionados à advocacia em prol da cultura da confiança.
Propósito
O propósito de uma organização, constituída por sua visão de longo prazo, sua missão e seus princípios e valores indica a direção em que um empreendimento está seguindo, formulada explicitamente ou não, a partir da vontade de seus fundadores e líderes e suas crenças pessoais sobre alguma necessidade de mercado a ser satisfeita e compradores que saberão valorizar o que a organização faz.
O propósito de uma organização é a energia fundamental, o impulso inicial e o compromisso dos fundadores ou líderes para tornar a organização bem-sucedida na entrega de suas propostas de valor.
VISÃO - Idealizo um mundo onde nizações e empresas criem negócios, projetos, programas, produtos e serviços baseados em estratégias e práticas de forma a maximizar o benefício para todos os públicos com quem se relacionam (partes interessadas), compartilhando suas práticas com o intuito de inspirar e motivar outras organizações e empresas a fazerem o mesmo. A partir desse ideal, trabalhando junto com líderes, agentes de mudança, pessoas e equipe de nossos clientes e contratantes em projetos e prestação de serviços, objetivo oferecer valor a eles, mas sempre com a perspectiva de concretização daquela visão, liderando tal esforço.
MISSÃO - Facilitar e moderar programas de liderança e desenvolvimento organizacional para organizações e empresas de todos os setores, com o propósito de contribuir com processos de inovação profunda do sistema e de incentivar a colaboração, promovendo mudanças disruptivas com elaboração de novas soluções, em uma era de desafios organizacionais, ambientais e sociais críticos, com eventos desafiadores sem precedentes, mas ao mesmo tempo, de oportunidades de alto potencial transformador.


VALORES
INTEGRIDADE – Agir de forma coerente e ética, sendo confiável.
ÉTICA – Tomar decisões e agir pautando-se pelo respeito e compromisso com o bem.
RESPONSABILIDADE – Fazer o que é certo onde se trabalha, honrando compromissos.
APRECIAÇÃO - Reconhecer e valorizar as contribuições ou atributos das coisas e pessoas ao nosso redor.
TRANSPARÊNCIA - Compromisso de comunicar decisões e suas razões.
ATITUDE INVESTIGATIVA - Espírito de buscar compreender melhor e estar aberto a novas possibilidades.
MENTE ABERTA (OPEN MINDED) – Pessoas devem ser livres para expressar suas crenças e argumentos, mesmo que não necessariamente se concorde com esses pontos de vista.
IMAGINAÇÃO CRIATIVA - habilidade cognitiva para visualizar algo que não pode ser ou não está sendo observado atualmente para fins de criação original, artística ou inovadora.
ATENÇÃO FANÁTICA AOS DETALHES - É a capacidade de realizar/completar uma tarefa enquanto demonstra uma preocupação profunda com todas as áreas envolvidas.
TRABALHAR COLABORATIVAMENTE – Envolver todo mundo, não deixar ninguém à margem.
INTEGRIDADE – Agir de forma coerente e ética, sendo confiável. Integridade é a prática de ser honesto e mostrar uma adesão consistente e intransigente aos fortes princípios e valores morais e éticos. A palavra integridade significa inteiro ou completo. Como tal, pode-se julgar que outros "têm integridade" na medida em que agem de acordo com os valores, crenças e princípios que afirmam ter.
ÉTICA – Significa tomar decisões e agir pautando-se pelo respeito e compromisso com o bem, a honestidade, a dignidade, a lealdade, o decoro, o zelo, a responsabilidade, a justiça, a isenção, a solidariedade e a equidade e justiça social, reconhecendo e respeitando os direitos de todos, promovendo a justiça. Indica a diferença entre aquilo que se tem o direito de fazer e aquilo que é direito fazer de que se cria valor ao se construir redes cooperativas.
RESPONSABILIDADE – Fazer o que é certo onde se trabalha, não agindo em benefício próprio ou de um departamento. Admitir os erros e aprender com eles, ao invés de justificá-los. Se vir ou perceber algo de errado, indignar-se e fazer algo para reparar. Usar os recursos para alcançar o melhor impacto, honrando compromissos.
APRECIAÇÃO - Significa reconhecer e valorizar as contribuições ou atributos das coisas e pessoas ao nosso redor.
TRANSPARÊNCIA - Compromisso de comunicar decisões e suas razões. com a divulgação das atividades, prestando informações confiáveis, atualizadas, relevantes e tempestivas a quem de direito. Compromisso da liderança de compartilhar abertamente expectativas, erros, contratempos, feedback, receita e outras métricas. Em troca, os colaboradores se comprometem a fazer perguntas e compartilhar feedbacks, desafios e ideias.
ATITUDE INVESTIGATIVA - Significa investigação cuidadosa e precisa do comportamento humano e das situações, interpretando o conhecimento de forma eficaz. Em outras palavras, significa explorar e descobrir, no espírito de buscar compreender melhor e estar aberto a novas possibilidades.
MENTE ABERTA (OPEN MINDED) – Reação pronta para o diálogo num outro paradigma de negociação (buscando alinhamento, que é diferente de consenso). Envolve ser receptivo a uma ampla variedade de ideias, argumentos e informações. É preciso pensar crítica e racionalmente. A mente aberta também pode envolver fazer perguntas e buscar ativamente informações que desafiem suas crenças. Engloba, ainda, a crença de que outras pessoas devem ser livres para expressar suas crenças e argumentos, mesmo que não necessariamente se concorde com esses pontos de vista.
IMAGINAÇÃO CRIATIVA - A imaginação criativa é uma habilidade cognitiva para visualizar algo que não pode ser ou não está sendo observado atualmente para fins de criação nova, original, artística ou inovadora. Indivíduos que possuem imaginação criativa fazem novas conexões para formar novas relações meio-fim. Eles não têm medo de adotar uma nova abordagem para problemas ou situações.
ATENÇÃO FANÁTICA AOS DETALHES - É a capacidade de realizar/completar uma tarefa enquanto demonstra uma preocupação profunda com todas as áreas envolvidas, não importa quão pequena. Isso significa monitorar e verificar o trabalho ou as informações, enquanto organiza o tempo e os recursos de forma efetiva.
TRABALHAR COLABORATIVAMENTE – Em suma, a definição de trabalho colaborativo pode ser resumida em três palavras: "trabalhar melhor juntos". É uma forma de trabalhar que faz da ajuda mútua e do trabalho em equipe os elementos-chave de qualidade. Qual é a ideia? Os membros da equipe podem facilmente cooperar juntos para alcançar um objetivo comum. O trabalho em conjunto baseia-se, acima de tudo, na partilha de valores, projetos, conhecimentos, recursos e ferramentas. As habilidades são reunidas para avançar melhor juntas. Todos dão uma contribuição para a equipe. Em essência, e para que todos se sintam envolvidos, o trabalho colaborativo coloca os colaboradores em pé de igualdade e tende a apagar hierarquias. Envolver todo mundo, não deixar ninguém à margem, essa é o fundamento.
SER FACILITADOR
Um facilitador altamente capacitado assegura o sucesso das REUNIÕES ESTRATÉGICAS EXECUTIVAS e obtém delas o máximo em produtividade
O facilitador é um líder experiente que focaliza sua atenção na resolução dos desafios em pauta coordenando os pontos de vista dos participantes, alinhando os interesses entre gestores, conselheiros e demais colaboradores, dependendo do tamanho das reuniões, mantendo-os motivados e destacando o aprendizado no processo de decisão.
Um facilitador é um indivíduo cujo trabalho é ajudar a gerenciar um processo de troca de informações. Enquanto o papel de um especialista é oferecer conselhos, particularmente sobre o conteúdo de uma discussão, o papel do facilitador é ajudar com COMO a discussão está prosseguindo.
EM SUMA, A RESPONSABILIDADE DO FACILITADOR É ABORDAR A VIAGEM, E NÃO O DESTINO.
Uma abordagem de facilitação é apropriada quando a organização está preocupada não apenas com a decisão que é tomada, mas também com a forma como a decisão é tomada.
Por exemplo, uma organização pode estar se afastando de um estilo autocrático de gestão para um estilo participativo. Assim, para incentivar a equipe a abraçar mais envolvimento, os gestores podem optar por atuar com um facilitador em vez de um especialista para a decisão.
O facilitador experiente estimula a interatividade para a participação máxima de todos, sem reservas ou defesas, além de elevar e manter o padrão para as soluções, ideias e qualidade na tomada das decisões.
A contribuição de um facilitador ou facilitadora vai tornar as reuniões um processo muito mais produtivo, numa dinâmica muito mais suave, maximizando o uso de tempo.
Outro benefício na atuação do facilitador é fazer com que todos os participantes sigam “na mesma página”, numa sequência que estimula o foco das equipes no projeto tratado, com maior energia e interesse, o que promove o engajamento (buy in), sendo que os participantes se apropriam das ações a serem assumidas, envolvendo, líderes e colaboradores.
COMPETÊNCIAS:
Facilitadores experimentados asseguram que todas as perspectivas serão colocadas e consideradas e torna possível a introdução de novas ideias.
Facilitadores experimentados sabem o quanto pode ser absorvido num dado período. O facilitador profissional sabe dosar a introdução de novos conceitos, que serão praticados através de exercícios apropriados para familiarização dos conceitos, assegurando conversações estratégicas harmoniosas quando chegar o momento de avaliar como empregar novos conceitos nas situações reais vividas pelos participantes.
Um facilitador competente saberá valorizar considerações que de outro modo passariam despercebidas, como também fará o grupo buscar evidências diante de questões controvertidas e não deixará o grupo se satisfazer com respostas superficiais de questões que tem potencial para o aprofundamento, favorecendo a atitude investigativa.
Facilitadores altamente efetivos saberão reservar o tempo e o momento para a construção desses networks.
ATRIBUIÇÕES:
O facilitador profissional tem como papel esclarecer e modelar o processo de avaliação e/ou de negociação conducente à tomada de decisão, cujo grau de ingerência deveria ser contínuo, adotando uma postura empática, isto é, uma postura compreensiva e, sobretudo, cooperativa.
O facilitador deve abstrair-se de seu sistema de valor, a fim de não vir a influenciar os demais intervenientes, mantendo uma postura neutra no processo decisório, para não intervir nos julgamentos dos decisores. Sua imparcialidade é o que estimula o desejo de todos participarem e se engajarem, assegurando o compartilhamento das diferentes opiniões.
A maior parte do trabalho do facilitador consiste em ajudar as pessoas a visualizar o problema, ajudando-as em sua estruturação e na identificação dos fatores do meio ambiente que influenciam na evolução, solução e configuração do problema.
O facilitador profissional prepara-se e equipa-se com o conhecimento das práticas em curso na organização e entre seus profissionais, buscando uma familiaridade com o setor tratado, podendo oferecer observações e inshights consistentes com os temas debatidos.
O facilitador deve ser ao menos tão preparado e brilhante quanto os participantes para obter seu respeito e influenciar suas linhas de pensamento
O facilitador profissional com experiência em educação e processos dinâmicos de aprendizagem aplicará suas competências para preparar o material adequado para o resgate do conhecimento desenvolvido após as reuniões seja na forma impressa ou virtual.

Projeção Internacional
(em construção)

Perrengues
(em construção)
_edited.png)


